Sobre nós

     Nosso Grupo e formado por quatro estagiarias, estamos buscando a melhor forma de entender o mundo da "Educaçao Infantil", um mundo cheio de imaginaçao, onde as crianças possam vivenciar e explorar da melhor maneira. Trataremos do tempo e do espaço na Educaçao Infantil, de forma onde que todos visitarem se divertem e entendem, as diversas maneiras que pode ser trabalhado no tempo e no espaço na Educação Infantil, pois é uma grande aprendizagem.

    Planejamos cada momento do encontro do estágio, promovemos situações desafiadoras, e uso de materiais diversificados com os pequenos e proporcionando-lhes diferentes possiblidades de aprendizagens de ordem relacional, afetiva, cognitiva, expressiva... onde buscamos a sutileza de fazer diferente. Nosso grupo de estagio sempre buscamos intervir no que é preciso, de ouvirem, olharem e sentirem as crianças pelo quais somos responsáveis aprendendo a respeitar seus ritmos e suas cadências, suas especidades, o que consiste uma experiência significativa para cada criança. Sempre com olhares atentos pela humildade, pela possibilidade de descoberta conjunta, da experiência compartilhada do aprender e descobrir juntamente com as crianças.



História do projeto

 

História do Projeto

 

O projeto surgiu deste o primeiro momento que entramos no campo de estágio. O estágio em si é um grande desafio, mas o desafio maior nos campos que observamos e entramos como regência, foi como está melhorando o tempo e o espaço na Educação Infantil, nos campos: A, B e C, em Inhumas?

O primeiro contato com o estágio foram feitos na Universidade De Inhumas, com a professora de estágio, todo encontro fazíamos, análise dos textos estudados, discussões dos textos em grupo. A partir do momento que começamos a ir para a campo de estágio nos aproxima da realidade onde atuaremos. “O estágio se constitui como um campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradição redução a atividade prática instrumental”. (PIMENTA e LIMA.2005\2006.p.6). No primeiro dia, a campo era formado o grupo por cinco estagiários, mas a partir de outros encontros saíram dois integrantes e entrou outra de outro grupo. Os encontros sem estar na regência todas as estagiárias tinha que observar e registrar os acontecidos, pra discutir e analisar através dos textos lidos em grupo, as práticas educativas, foram 3 encontros em cada instituição: A, B e C, e um na UFG com os estagiários do turno: matutino e vespertino. As visitas no município de Inhumas, as instituições observadas possuem espaços heterogêneo, compreendendo o quadro geral das instituições que visitamos e observamos percebemos que o espaço e o tempo era o nosso desafio, onde buscamos a melhor forma de compreender e entender nosso objeto de estudo, tendo os primeiros passos e análises para nascer o projeto, levar as crianças atividades que possam ser exploradas, lhes oferecer situações desafiadoras, ampliar os diferentes olhares nesse espaço, instigando a imaginação e a fantasia, tendo o princípio o respeito à infância e suas culturas, sem preceder o tempo de desenvolvimento das crianças, considerando a complexidade de cada período etário e a diversidade sociocultural.

Diante das nossas observações nos campos de estágios, percebemos que há uma preocupação maior em relação ao cuidar do que ao educar, onde o educar e o cuidar devem sempre caminhar juntos. No segundo semestre começou a regência dos estagiários, onde buscamos uma ampliação sobre as formas diferentes de se trabalhar com as crianças, com a utilização do tempo e do espaço, tornando um ambiente de desenvolvimento da criança, explorando o espaço, de usar sempre a criatividade e ser dinâmicos. Os estagiários do 3º ano de pedagogia, visitamos dois CMEIs: Criança cidadã e Sebraic, onde observamos uma realidade diferente das crianças, que tem práticas diferentes, não sendo tradicionalistas e que tem bons resultados. Com isso ajudou a dar sugestões para o campo de estagio, como regentes. O projeto tendo como foco “tempo e Espaço”, buscamos a cada encontro vivenciar a melhor forma de explorar mais o espaço e o tempo das crianças, para o seu desenvolvimento, onde cada grupo é avaliado e cada grupo avalia o dia, se foi produtivo e se obteve resultado com a proposta pedagógica, tendo a intencionalidade de preparar cada aula, de ter a intervenção e uma sequência de atividades, considerando a partir de sua realidade e da necessidade da turma e de cada aluno, Na regência tem atividades que conseguimos alcançar os nossos objetivos, algumas deixam a desejar, quando acontece mudamos de proposta e oferecemos a melhor forma para que haja resultados positivos, cada encontro com aquelas crianças e uma novidade, e pensamos a cada momento que estaremos com elas. Cada encontro tem apresentação de um grupo na hora do lanche, de formas diferentes: teatro, música, fantoche... Através da nossa regência temos possibilidades através do espaço, possibilidades de desenvolvimento das crianças, momentos como: sono, banho, alimentação, troca de fraldas onde buscamos a melhor forma de organizar de maneira que as crianças se tornem autônomas, tendo a sutileza e o cuidado e o educar, onde as crianças possam se desenvolver e desperte a imaginação e a criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.